As tradições de natal pelo mundo
Chegou o natal, a data mais esperada do ano por muitos e para celebrar separamos para vocês algumas das tradições mais curiosas que acontecem pelo mundo. Vem com a gente fazer um tour pelas maravilhosas e também bizarras comemorações de natal do planeta.
Festival das Lanternas Gigantes – Filipinas
O Ligligan Parul Sampernandu ou Festival das Lanternas Gigantes acontece todos os anos, na cidade de San Fernando, no sábado que antecede o natal. Onze vilarejos participam da competição para ver quem cria as lanternas mais elaboradas. Atualmente as lanternas podem medir mais de 6 metros, iluminadas por lâmpadas elétricas que brilham formando em caleidoscópio de luzes.
Bode de Natal – Suécia
A tradição da Suécia é um pouco diferente, todos os anos é montado na praça central de Gävle, um bode de 13 metros de altura. Essa tradição acabou gerando outra (sem querer) – a de tentar derrubar e incendiar o bode. Nos 48 anos que o bode é montado, ele já foi queimado 26 vezes.
Krampus – Áustria
Bizarra é pouco para a tradição de natal da Áustria. Pense em uma criatura demoníaca que que ronda as ruas assustando criancinhas? Sim, esse é o natal na Aústria. Segundo a tradição austríaca, São Nicolau recompensa os bons meninos e meninas, enquanto o Krampus sai para capturar as crianças que se comportaram mal, carregando-as dentro de um saco. Então, na primeira semana de dezembro, garotos se vestem de Krampus, assustando as crianças com sinos e correntes pelas ruas.
Duendes Troll – Islândia
Os “Jólasveinarnir” são 13 duendes do tipo troll que saem às ruas da Islândia para brincar. Os duendes visitam as crianças ao redor do país durante as 13 noites de natal, para cada noite do Yule, as crianças colocam seus melhores calçados na janela e um duende deixa presentes para os bons meninos e meninas e batatas podres para os que se comportaram mal durante o ano.
Dia de São Nicolau – Alemanha
O Nikolaus (não confunda com o Weihnachtsmann – papai noel) viaja de burro no meio da noite do dia 6 de dezembro e deixa presentinhos como moedas, chocolates, laranjas e brinquedos nos sapatos dos bons meninos por toda a Alemanha. Nikolaus também visita as crianças em escolas ou em casa, e em troca de doces ou presentes, cada criança deve recitar um poema, cantar uma música ou fazer um desenho. Ele quase sempre traz consigo o Knecht Ruprecht (o auxiliar Rupert), um tipo meio demoníaco de roupas escuras e coberto por sinos e uma barba suja que carrega uma vara ou um pequeno chicote para punir as crianças que não se comportam bem durante o ano.
Vassouras – Noruega
A Noruega possui uma tradição curiosa, na véspera de natal, as pessoas escondem suas vassouras em lugares seguros da casa para que elas não sejam roubadas pelas bruxas e espíritos do mal que segundo a tradição, saem na véspera de natal à procura de vassouras para voarem.
Patins – Venezuela
Na Venezuela as ruas da cidade de Caracas são fechadas para os carros para que as pessoas possam ir a igreja de patins. Na volta para casa, acontece uma tradicional ceia à base das típicas tamales que são massas cozidas a vapor e com recheios variados.
Día de las Velitas – Colômbia
O Dia das Velinhas (Día de las Velitas) marca o início da temporada de natal na Colômbia. Em homenagem à Virgem Maria e a Imaculada Conceição, as pessoas deixam velas e lanternas de papel nas janelas, sacadas e pátios de suas casas. Algumas das melhores podem ser vistas em Quimbaya, onde os bairros se enfrentam para disputar quem tem as melhores decorações.
Cavalgada das Luzes – Toronto
A Cavalgada das Luzes marca o início oficial da temporada anual de festas de fim de ano. A Praça Nathan Phillips e a bela árvore são iluminadas com mais de 300.000 luzes de LED (eficientes) que brilham todas as noites (até 23h) até o Ano Novo.
Gostaram?
Compartilhe esse post com seus amigos na esperança de espalharmos mais rapidamente essa mensagem.
- contato@ccbeu.com
Forte abraço e até o próximo artigo!
Ana Flávia, gerente de marketing do CCBEU.