SETE DICAS PARA ESCOLHER UM HOSTEL
Quando o orçamento está curto, mas a vontade de viajar é maior, a estadia em um hostel é uma interessante opção. Além de serem mais baratos do que os hotéis comuns, a versão moderna do albergue normalmente abriga muitos jovens turistas, o que proporciona uma experiência cultural bem proveitosa. Mas é preciso observar alguns pontos para que o local não transforme a viagem em um pesadelo. Veja algumas dicas ao selecionar um hostel:
1) Avaliação
Esse é o ponto fundamental para qualquer viagem, e com um hostel não seria diferente. É importante pesquisar em sites especializados como o HostelWorld e Hostellig International (canal da Associação Internacional de Albergues). Nesse quesito, você poder levar em consideração o ranking de avaliação, comentários, etc.
2) Preço
Este é um fator que vale para qualquer serviço. Se o preço oferecido for muito abaixo do valor médio das outras opções é interessante avaliar mais afundo a qualidade do hostel.
3) Serviços oferecidos
Neste item conforto e segurança podem ser avaliados. Alguns pontos a serem considerados são: wi-fi grátis, roupa de cama, locker (armários), tipos de quarto, traslado, recepção 24 horas, ar condicionado, depósito de bagagem, cozinha compartilhada e aquilo que você considera necessário para sua comodidade.
4) Tipos de quarto e banheiros
Os hostels oferecem diversas opções de quartos, que vão normalmente de 12 a 2 lugares, alguns com banheiros privativos. Vale ressaltar que quartos maiores proporcionam preço e privacidade menores.
5) Localização
A localização tem relação direta com os pontos turísticos e lugares que você quer frequentar quando viaja, e também com os horários. É importante olhar ainda a distância entre o hostel e aeroporto, estações de metrô, e outros estabelecimentos como farmácias, supermercados, lanchonetes, etc.
6) Espaços comuns
Alguns albergues oferecem espaços comuns para que os turistas façam aquela “social” e desenvolvem programações e atividades a fim de que os hóspedes se aproximem. É uma oportunidade de conhecer gente de todo mundo.
7) Horários
Nem todos os hostels ficam abertos 24 horas e alguns fecham pela madrugada, portanto observe se o hostel atende ao seu roteiro de viagem. Além disso, se a recepção não ficar aberta a todo momento é preciso combinar a questão do check-in e check ou em relação ao horário da passagem.
Não se esqueça ainda que em um hostel há uma grande movimentação de pessoas. Então é importante ter cadeados e chaves, extensões de tomada, toalhas próprias e levar aquilo que você acha necessário para que a viagem seja uma boa experiência.