Afinal o que é uma franquia?
O mercado de franquias não para de crescer. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no segundo trimestre deste ano, o setor cresceu cerca de 6,8% em comparação ao mesmo período de 2016. Isso mostra uma tendência crescente desse mercado, mas afinal o que é uma franquia?
Bom, uma franquia é um modelo estratégico de negócios, onde o franqueador (empresa ou marca) transfere um direito ao franqueado em troca de obrigações. O franqueado tem o direito de explorar a marca do franqueador, assim como os produtos e serviços que este oferece, além de seu conhecimento, know-how e gerenciamento.
O franqueado investe, trabalha e assume integralmente os custos de montagem e operação de sua loja franqueada e, também, remunera a franqueadora pela transferência de know-how, treinamentos, uso da marca e assistência contínua.
Um modelo de franquia é estruturado para manter o padrão dos serviços do negócio original, o franqueado se beneficia da franquia cobrando uma taxa de transferência do direito, isso inclui todo o suporte necessário à caracterização de uma relação de franchising, podendo, em alguns casos, haver cobrança de royalties sobre as vendas do franqueado.
Cabe ao franqueado fazer um investimento inicial, que lhe garante todo o suporte necessário para a manutenção do seu negócio. O franqueado é o dono do negócio, a única diferença é que ele deve se submeter a uma série de cláusulas contratuais que limitam sua autonomia, mas por outro lado ele tem um negócio pronto e com todas as orientações já testadas e aprovadas, sendo assim a chance de sucesso do negócio é bem maior.
Ao franqueador cabe realizar o Business Plan para expansão do negócio, com base em premissas lógicas e sólidas, de modo a dar um grande passo para o sucesso da estratégia.
Apesar da autonomia administrativa e financeira do franqueado, o planejamento global e contínuo do negócio cabe ao franqueador.