O que você precisa saber antes de abrir uma franquia
Empreender é o sonho de muita gente, principalmente no Brasil. De acordo com uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor, abrir o próprio negócio é o terceiro maior sonho do brasileiro, perdendo apenas para casa própria e viajar.
Contudo, empreender, em qualquer segmento que seja, tem seus riscos. De acordo com o IBGE, mais da metade das empresas fundadas no Brasil fecha após quatro anos de atividade. Além dos riscos normais de abrir um negócio, existem elementos como crises políticas e econômicas, e avanços tecnológicos que podem comprometer o sucesso da empresa e acabar por causar a sua falência.
Uma forma de empreender com menos riscos são as franquias. O número de pessoas que optam por essa opção de negócio cresceu muito nos últimos anos. O perfil de quem empreende nesse tipo de negócio é basicamente dividido em dois grupos: pessoas que buscam uma franquia para ser sua principal fonte de renda, e pessoas que veem a franquia como uma alternativa para investir capital e obter um bom retorno.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising, só em 2016 o número de franquias no Brasil cresceu 3,1%. Diante de tantas opções, o primeiro passo para empreender é, com certeza escolher, a franquia certa para o seu perfil.
É preciso analisar, dentre as opções que existem no mercado, qual tem um modelo de negócio que já é bem-sucedido, e se identificar com o ramo de atividade da franquia.
Abrir uma franquia demanda um certo preparo e pesquisa prévia do investidor para não errar. É preciso refletir se uma franquia é de fato a opção que faz sentido na vida do empreendedor. É preciso ter em mente que qualquer franquia é um investimento a longo prazo, mas as chances de sucesso são bem maiores para esse tipo de negócio.