SAIBA FAZER SEU CURRÍCULO PARA SEU FUTURO NO EXTERIOR
Você quer enviar seu currículo para o exterior mas está inseguro? Não fique mais! Estamos aqui para tirar suas duvidas e te deixar ainda mais preparado para esse passo que você dará rumo ao seu sucesso!
1): DADOS PESSOAIS – PERSONAL INFORMATION – PERSONAL DETAILS – PERSONAL PROFILE
Quando você começar a incluir as informações básicas sobre você, perceberá que nem precisaria informar que são seus dados pessoais, já que as informações falam por si. Siga uma sequência formal que você precisará incluir:
NOME COMPLETO – FULL NAME
ENDEREÇO – ADDRESS
TELEFONE – PHONE
CELULAR – MOBILE
E-MAIL
2): OBJETIVO – OBJECTIVE
Você precisa ser o mais direto e sincero possível nesse campo. Exigirá de você a posição ou a área que você deseja atuar, afinal, os responsáveis pelos currículos não escolhem pessoas que escolhem todos os campos. Quer um exemplo?
VAGA DE CONTADOR – ACCOUNTANT POSITION
TRABALHAR NO DEPARTAMENTO FINANCEIRO – TO WORK IN THE FINANCIAL
DEPARTMENT
GERENTE DE MARKETING – MARKETING MANAGER
3): FORMAÇÃO ACADÊMICA – ACADEMIC BACKGROUND
Nesse campo, você informará a graduação que tem. Utilize as siglas que estão abaixo, a instituição e o ano que concluiu.
GRADUADO (BACHAREL) – B.A. ou B.S.
MESTRADO – MSC
DOUTORADO – PhD
4): EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – PROFESSIONAL BACKGROUND – WORK EXPERIENCE
Você colocará o nome da empresa, o período em que trabalhou, os cargos e quais atividades executavam. Se você for jovem e tem pouca experiência profissional, coloque a sua formação
acadêmica logo no inicio. Dê destaque aos seus maiores atrativos para a vaga, sem mentir e exagerar. Existem outras informações devem ser apresentadas do mais recente ao mais antigo. O
termo MAJOR ACCOMPLISHMENTS você usará para mencionar grandes realizações. Assim, não será necessário iniciar as frases com pronomes pessoais. e você usará os meses de maneira
abreviada.
5): IDIOMAS E COMPUTAÇÃO – LANGUAGES AND KEY SKILLS
Os níveis de fluência em inglês são definidos pelos termos: FLUENT (FLUENTE), ADVANCED (AVANÇADO), INTERMEDIATE (INTERMEDIÁRIO) e BÁSIC (BÁSICO). Por ser bem provavel que você tenha que fazer uma entrevista ou teste, seja honesto. E para reconhecimento de informática, você poderá usar PROFICIENTE USER OF MS OFFICE.
6): CURSOS EXTRACURRICULARES – EXTRACURRICULAR ACTIVITIES
Chegou a hora de listar apenas o que for relevante para a vaga desejada, indicando mês e ano.
7): DEMAIS DADOS
Aqui você colocará todas as informações relevantes que não se encaixaram nos quesitos anteriores. Exemplo:
CERTIFICAÇÕES E LICENÇAS – CERTIFICATION AND LICENCES
PUBLICAÇÕES – PUBLICATIONS {LIVROS – BOOKS ou ARTIGOS – ARTICLES}
PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS PROFISSIONAIS – AFFILIATIONS
VIAGENS INTERNACIONAIS – TRIPS (só são consideradas as viagens feitas a estudo ou a trabalho)
PRÊMIOS AWARDS – HONORS
BOLSAS – SCHOLARSHIPS
PRÊMIOS FINANCEIROS – GRANTS
PRETENSÃO SALARIAL – EXPECTED SALARY (apenas se for solicitado)
TRABALHO VOLUNTÁRIO – VOLUNTEER WORK
8): REFERÊNCIAS – REFERENCES
Algumas empresas não solicitam, se for o seu caso, apenas coloque REFERÊNCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS – PROFESSIONAL AND PERSONAL REFERENCES AVAILABLE ON REQUEST
Um detalhe importante é que todas essas informações devem estar em no máximo duas folhas com fontes legíveis. O melhor é você usar fontes superiores a 10, já que o contrario causa uma
dificuldade em ler e leva a impressão que você quer escrever muito e não mostrar isso.
Saiba que você poderá ser o candidato perfeito para a vaga, mas seu currículo deve mostrar isso.A sorte vem para quem talvez esteja preparado. O sucesso vem para quem está preparado.
Portanto, desejo à você, todo SUCESSO!