Franquia X Negócio Independente: o que é melhor?
Muitas pessoas têm dúvidas entre empreender com uma franquia ou com um negócio próprio começando do zero. Você quer saber qual é a melhor opção para você? Então veja as principais diferenças entre os dois tipos de negócios, e escolha o que mais combina com o seu perfil. Vamos lá.
Franquia X Negócio Independente
Marketing
Franquia – Como o marketing é compartilhado, os esforços e custos são bem menores, pois a marca já existe no mercado.
Negócio independente – A divulgação e criação da marca é toda por conta do empreendedor, o que torna o investimento mais caro e menos seguro.
Fornecedores
Franquia – O franqueador delimita as regras para a escolha do fornecedor e, como a compra é em rede, é mais fácil negociar.
Negócio independente – O empreendedor é responsável pelo processo de seleção do fornecedor, cabendo a ele essa responsabilidade de avaliar os fornecedores.
Liberdade
Franquia – O franqueado está sujeito às regras do franqueador; isso para garantir o sucesso e padronização da franquia.
Negócio independente – Todas as decisões do negócio cabem ao empreendedor.
Risco
Franquia – Como já foi testado, o modelo de franquia torna o negócio mais seguro.
Negócio independente – O risco é maior, pois você tem que planejar tudo do zero e fazer vários testes, até que o negócio funcione a todo vapor.
Empréstimo
Franquia – Maior facilidade para conseguir empréstimos em bancos.
Negócio independente – É necessário validar a viabilidade do negócio.
Produto ou Serviço
Franquia – Produtos e serviços já desenvolvidos, testados e aprovados pelo mercado.
Negócio independente – É preciso validar a viabilidade do negócio.
Suporte
Franquia – Uma franquia tem todo o suporte para operar o negócio através de manuais e treinamentos oferecidos pelo franqueador.
Negócio independente – O empreendedor tem que aprender, na prática, a lidar e resolver os problemas que vão aparecendo. É necessário contratar especialistas em alguns momentos para auxiliar o novo negócio.
Viu quantos motivos existem para você investir em uma franquia? No próximo post vamos lhe mostrar as vantagens de se investir em uma franquia educacional. Fique ligado!