Coisas que você não sabia sobre o passaporte
O passaporte é o documento que utilizamos para viajar para o exterior e atestar nossa identidade perante as autoridades estrangeiras. A cada lugar visitado, o turista recebe um carimbo exclusivo do local. O sonho de todo “viajante” é ter o passaporte lotado de carimbos.
Você deve ter muita atenção com seu passaporte, ter muito cuidado para não perdê-lo e principalmente, estar atento à validade dele.
Caso sua viagem seja de última hora, você tem a opção de retirar o passaporte de emergência, ele sai em 24h.
Veja agora algumas coisas que provavelmente você não sabia sobre passaportes:
China e Taiwan
A China é dividida em República da China (Taiwan) e República Popular da China desde a Revolução Chinesa. São (em tese) um mesmo país, porém não espere transitar entre eles sem passaporte e perguntas na imigração, pois questões políticas e econômicas separam estes dois territórios de um mesmo país.
Vaticano
O Vaticano possui uma regra. Em seus passaportes emitidos, o passaporte número 1 sempre será o do papa em vigor. Exceto no caso do Papa Francisco que optou por continuar com seu antigo passaporte argentino.
Passaporte bom x Passaporte ruim
Você sabia que dependendo do país, o passaporte pode ser considerado melhor ou pior? Seu passaporte é melhor ou pior de acordo com a quantidade de países nos quais você pode entrar portando seu documento, sem necessidade de vistos especiais. O melhor passaporte do mundo é o Alemão, pois lhe permite entrar de forma livre em 177 países, enquanto o pior passaporte é o do Afeganistão, aceito em apenas 25 países. O passaporte brasileiro está na 21ª posição, podendo entrar livremente em 153 países. A permissão acontece por vários fatores como: relações exteriores, comerciais e antigos tratados históricos entre os países.
O carimbo mais raro do mundo
A região da Antártida é pouco acessível para os viajantes no geral, apenas cientistas ou então viajantes bastante endinheirados que conseguem visitar o território. Por isso um carimbo da Antártida é muito raro.
A rainha não precisa de passaporte
A rainha Elizabeth II não precisa de um passaporte para viajar livremente ao exterior. Como todos os passaportes britânicos são expedidos ”em nome de sua majestade”, a rainha britânica não precisa de um documento próprio expedido por ela mesma.
Veja também: Documentos e vistos para viajar pelos USA
Gostaram?
Compartilhe esse post com seus amigos na esperança de espalharmos mais rapidamente essa mensagem.
- contato@ccbeu.com
Forte abraço e até o próximo artigo!
Ana Flávia, gerente de marketing do CCBEU.