Como funciona o sistema educacional britânico
No último artigo do blog conhecemos o sistema de ensino americano, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o sistema de ensino britânico, já que o Reino Unido é um destino, também, muito procurado por estudantes do mundo inteiro.
Todo cidadão britânico deve frequentar a escola, obrigatoriamente, a partir dos cinco anos de idade até os dezesseis. No Reino Unido existem escolas “independent”, o equivalente as escolas particulares aqui, ou seja, cobram mensalidade. Existem, também, as chamadas “state-funded” que são escolas financiadas pelo governo.
No Reino Unido existem dois sistemas distintos de ensino, um inclui a Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte e o outro é específico da Escócia. Contudo, ambos são compatíveis.
Veja a seguir cada etapa do sistema de ensino britânico:
Pré-escola ou educação pré-preparatória
Começa por volta dos três ou quatro anos de idade e é oferecido tanto pelas escolas governamentais, quanto pelas escolas independentes.
Educação Preparatória
A educação preparatória é oferecida no sistema independente para crianças de cinco a treze anos. Os estudantes internacionais geralmente começam aos sete anos (frequentemente nos internatos), quando completam 11 ou 13 anos são transferidos para o curso secundário em escolas independentes.
Educação Primária
A educação primária começa aos cinco anos de idade no sistema governamental (quando começa o curso primário) e aos 11 anos as crianças são transferidas para a escola secundária.
Educação Secundária
A educação secundária nos dois sistemas (governamental e independente) preparam os alunos até 16 anos de idade para as qualificações GCSE – General Certificate of Secondary Education ou equivalentes (similar ao ensino secundário brasileiro).
Na educação secundária os alunos cursam uma série de matérias principais, selecionadas pela escola, e outra escolhida a partir de uma lista de matérias eletivas. As matérias principais incluem Inglês, Matemática, Desenho e Tecnologia, Francês ou Alemão, Biologia, Química, Física, História e Geografia. Já as eletivas englobam Administração, Economia, Música, Religião e outras línguas, como o Italiano, Russo e Espanhol.
Educação pós-dezesseis anos
Após os exames CGSE e o fim do ensino obrigatório (aos 16 anos), os alunos podem abandonar a escola e começar a trabalhar. A maioria dos estudantes britânicos, após os 16 anos, estuda para as qualificações “A-levels” em “tutorial colleges” ou “sixth form colleges”. A maioria dos estudantes internacionais entram no sistema educacional britânico nesse momento.
Agora o aluno pode selecionar uma combinação de matérias que o ajudem na carreira que ele escolher.
Educação pós-dezoito anos
Os alunos dos “tutorial” ou “sixth form colleges” terminam o curso secundário aos 18 anos, com uma qualificação “A-level” ou equivalente, e então continuam seus estudos em cursos profissionalizantes ou no ensino superior.
Existem duas principais opções:
- Further Education
Equivale a educação profissionalizante (que acontece após a idade de término dos estudos, ou seja, dezesseis anos – incluindo cursos técnicos e alguns cursos de graduação). Instituições, tanto governamentais, quanto independentes, oferecem uma ampla variedade de programas.
- Ensino Superior (Higher Education)
É a educação oferecida em universidades, faculdades e instituições que ministram cursos em nível de graduação ou pós-graduações.