Precisamos voltar a falar entre nós
Segundo estudo realizado pela organização We Are Social, o Brasil é um dos países que passa mais tempo conectado, perdendo apenas para as Filipinas e Tailândia.
Além disso, o brasileiro utiliza a internet, em média, 9h por dia. Durante este período o tempo dedicado ao convívio familiar tende a diminuir. De acordo com a pesquisa realizada pelo Centro Annenberg da Universidade do Sul da Califórnia, estes dados possuem relação mesmo que indiretamente.
Atento ao panorama atual, o Centro Cultural Brasil Estados Unidos – CCBEU criou a campanha “Voltar a Falar”, que mostra o quanto a tecnologia pode isolar e impedir que as pessoas prestem atenção umas nas outras e falem a mesma língua, no mesmo tom e no mesmo idioma.
Selecionamos a praça de alimentação de um shopping de Goiânia para aplicar um pequeno teste. Durante a ação, uma atriz convidava um dos membros de cada mesa, para participar de uma pesquisa sobre atenção. Para isto, ele precisava informar o número do seu celular, onde receberia uma mensagem com instruções para ir ao banheiro, trocar algum item do seu vestuário e retornar.
O objetivo da ação era descobrir o nível de percepção em relação a acompanhante e verificar o quanto a atenção excessiva a tecnologia pode também impedir o diálogo e as relações presenciais.
Clique aqui e assista ao vídeo da campanha
Resultado
“Pelo que pudemos comprovar na ação nenhum dos participantes perceberam a mudança, e alguns nem chegaram a perceber a saída do integrante da mesa. Deste modo, a campanha é um pequeno alerta sobre o quanto deixamos de conversar “entre nós”.” Explica Claúdio Chagas diretor do CCBEU.