Como validar o diploma nos EUA
Um tema bastante recorrente ao se pensar em direito internacional é a validação do diploma universitário adquirido no Brasil em diferentes países, e é um processo necessário aqueles que desejam exercer sua profissão fora da nação que emitiu o documento.
Ao se pensar especialmente nos EUA, não é observado um órgão específico para este objetivo, como é o caso, por exemplo, do Ministério da Educação aqui no nosso país. No entanto, a maioria das profissões são orientadas por algumas organizações, uma espécie de OAB para os advogados brasileiros.
Se este é um desejo seu, desde já, saiba que se trata de uma ação a longo prazo. Isso acontece porque a validação do diploma é composta por vários passos que se iniciam com a avaliação do histórico por parte de empresas especializadas conhecidas por desenvolverem a credential evaluation services, incluindo a tradução juramentada do diploma, até a aplicação de provas teóricas em que são constatadas a proficiência na língua, bem como os conhecimentos da área. Além disso, caso o candidato seja formado em medicina será, necessário refazer a residência, já que essa experiência em âmbito nacional não é reconhecida nos EUA.
Apesar de muito burocrático, o processo vale a pena, já que o exercício da profissão em outro país traz inúmeros benefícios ao currículo.