CCBEU | 26 de ago Sempre sonhou em trabalhar em uma multinacional e quando menos esperava recebeu um e-mail avisando que sua entrevista seria conduzida em inglês? E por um executivo nativo? Calma, antes do coração acelerar e você dormir em cima de um dicionário Oxford, olhe o que temos a dizer.

Resolva seu problema na Entrevista de Emprego

Sempre sonhou em trabalhar em uma multinacional e quando menos esperava recebeu um e-mail avisando que sua entrevista seria conduzida em inglês? E por um executivo nativo? Calma, antes do coração acelerar e você dormir em cima de um dicionário Oxford, olhe o que temos a dizer. São dicas simples para se preparar para essa conversa decisiva.

Conheça o vocabulário da sua área de atuação

Um bom repertório de palavras-chave costuma impressionar. Se sua área for economia, por exemplo, saiba falar sobre nonrenewable resources (recursos não-renováveis) e command economy (economia centralizada), dentre outros exemplos. É sinal de que você sabe e está ligado no assunto.

Leia muitas notícias em inglês sobre o tema

Uma boa maneira de interagir com assuntos recentes, é por meio das notícias. Além de que ler sites em inglês com conteúdos relativos à área é ótimo porque ajuda a memorizar o vocabulário.

Evite jogar conversa fora

Para quebrar o gelo, nós, brasileiros, costumamos apelar para o bom e velho bate papo, não é mesmo? Nas entrevistas de emprego com estrangeiros, o foco é outro e isso não entra no repertório. Se concentre em ser direto, falar apenas do profissional. Fale sobre sua carreira e seus projetos.

Cuidado com o uso de clichês

O mundo dos negócios tem um vocabulário próprio, mas se não tomar cuidado, as frases podem parecer formatadas e engessadas. Evite, então, sentenças como “I work very hard” (Eu trabalho duro) e “I am a good team player” (Eu trabalho bem em equipe). Falar mais naturalmente é o ponto principal.

Treine o que pretende falar

Em frente ao espelho ou com alguém que te ajudará, você pode treinar frases, respostas e uma longa conversa. Isso te dará mais segurança e confiança. Ensaie algumas respostas para as seguintes perguntas:

Why should we hire you? – Por que eu deveria contrata-lo?

Why did you leave your last job? – Por que você deixou seu último emprego?

What were your responsibilities? – Quais eram suas responsabilidades?

What are your strengths and weaknesses? – Quais são seus pontos fracos e fortes?

Why do you want this job? – Por que você quer esse trabalho?

São perguntas que geralmente estão na pauta da entrevista, mas se lembre de elaborar mais de uma resposta, assim, você parecerá super natural.

CCBEU deseja todo sucesso do mundo!