CURIOSIDADES | 21 de jun

Onde nasceu o surf?

Ontem foi o Dia Internacional do Surf e é por isso que nosso artigo de hoje vai contar algumas curiosidades desse esporte, que é um dos mais antigos do mundo.

A palavra surf (derivada da palavra surface) significa “ato de deslizar sobre as ondas ou superfície aquática”. Ninguém sabe ao certo onde o surf surgiu, há quem diga que foram os povos peruanos que usando uma espécie de canoa confeccionada de junco na volta das embarcações de pesca como divertimento.

Existe uma teoria que o início de tudo foi há muitos mil anos com ajuda dos polinésios com plantas de madeira fabricadas pelos próprios usuários.

O Hawaii é o arquipélago mais famoso e adorado entre os praticantes de surf, principalmente as ilhas Hawaíi, Oahu, Maui, Kauai, Molokai, Nihau e Lanai no Oceano Pacífico. O surf pode ter começado como uma brincadeira de equilíbrio, mas tornou-se centro da vida social e das atividades ritualísticas desse povo: havia templos para se reverenciar e uma tradição de encerrar atividades comerciais e diárias com a chegada das ondulações. Os poderosos da época escolhiam árvores específicas para produzir suas pranchas depois de passarem por rituais sagrados, e surfavam em lugares exclusivos colocando em risco a vida de quem surfasse uma onda sem autorização.

Em 1912, quando o havaiano Duke Paoa Kahanamoku tornou-se campeão olímpico de natação e, ao receber a medalha, se intitulou surfista, o esporte começou a ser conhecido, e por volta de 1940 já era popular na costa oeste dos Estados Unidos, entre os jovens do sul da Califórnia. Mas o resto do mundo só começou a prestar atenção no surf, a partir de 1974, quando começaram os campeonatos.

 

Compartilhe este post com os seus amigos!

See you next post.

Ana Flávia, gerente de marketing do CCBEU.