CULTURA | 31 de ago

Labor Day – Saiba como este feriado é comemorado nos Estados Unidos

Labor Day, além de ser uma grande homenagem aos trabalhadores, é também uma comemoração de sua contribuição social e econômica para o país.

É um feriado considerado oficial pelo governo americano, por este motivo os órgãos governamentais também fecham nesse dia. Mas você sabe por que este feriado é chamado Labor Day?

LaborDay

Neste artigo, você aprenderá o significado desse feriado para o povo norte americano.

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido em alguns tópicos:

  • O que exatamente é o Labor Day?
  • O que esperar durante o Labor Day?
  • A origem do Labor Day e sua legislação
  • O primeiro dia de comemoração do Labor Day
  • A diferença entre Labor Day e Dia do Trabalho.
  • Dicas para você aproveitar o Labor Day
  • Conclusão

O que exatamente é o Labor Day?

LaborDay2

Labor Day é comemorado na primeira segunda-feira de setembro. Trata-se de uma homenagem aos trabalhadores que lutaram pelos seus direitos no país e em todo o mundo. É considerado um dos principais feriados nos Estados Unidos.

A data é comemorada em outros países, porém em dias diferentes. Aqui no Brasil, por exemplo, comemoramos o Dia do Trabalhador no dia 1° de maio.

O que esperar durante o Labor Day?

LaborDay3

Labor Day é um dia de descanso, ou mesmo a última chance para muitas pessoas fazerem viagens antes do final do verão.

Por se tratar de um feriado nacional, todas as escolas, órgãos do governos e a maioria das empresas estão fechadas. No entanto, a maioria dos restaurantes e lojas permanecem abertos durante todo Labor Day!

Para os estudantes, é a última chance de organizar festas antes do início das aulas. Em alguns bairros, as pessoas organizam queima de fogos de artifício, churrascos e piqueniques em parques, artes públicas ou eventos esportivos.

A temporada de futebol americano também começa aproximadamente nessa data, e muitas equipes jogam seu primeiro jogo durante o fim de semana do Labor Day.

A origem do Labor Day e sua legislação

A maioria dos historiadores consideram Peter McGuire, secretário geral da Irmandade de Carpinteiros e Marceneiros e co-fundador da Federação Americana do Trabalho, como o criador da ideia original de um dia para os trabalhadores.

Outros consideram Matthew Maguire, que mais tarde foi secretário da Associação Internacional de Maquinistas em Paterson, N.J.  Porém, o primeiro reconhecimento governamental veio por meio de decretos municipais aprovados em 1885 e 1886.

O primeiro projeto de Lei Estadual foi aprovado em Oregon em 21 de fevereiro de 1887. Nesse mesmo ano, mais quatro Estados – Colorado, Massachusetts, Nova Jersey e Nova York – criaram o feriado do Labor Day. E, no final da década, Connecticut, Nebraska e Pensilvânia também seguiram o exemplo. Em1894, mais 23 estados haviam adotado o feriado.

Em 28 de junho de 1894, o Congresso aprovou um ato que tornava a primeira segunda-feira de setembro, de cada ano, feriado legal no Distrito de Columbia e nos territórios.

A diferença entre Labor Day e Dia do Trabalho

Sabemos que em muitos países ao redor do mundo, o Labor Day é comemorado no mês de maio, e é equivalente ao Dia do Trabalho. Porém, nos Estados Unidos, na Austrália e no Canadá, o Dia do Trabalho é comemorado em uma data diferente. A razão para a escolha do mês de setembro é porque ele preenche o grande espaço entre outros dois feriados nacionais: Independence Day  em julho e Thanksgiving  em novembro.

Dicas para você aproveitar melhor o Labor Day

LaborDay4

Em Nova York, os museus são normalmente abertos no Labor Day, e você pode aproveitar para visitar e conhecer esses espaços da cidade durante o feriado.  A Governors Island também é aberta. Outra ótima opção é ir a um parque e aproveitar os últimos raios de sol do verão junto com os nova-iorquinos.

Você pode ir para o Brooklyn assistir ao West Indian Parade, provar as comidas de rua mais deliciosas e se divertir com os dançarinos e música animada. Pode, também, assistir o desfile chamado Labor Day Parade, que sempre é realizado no segundo sábado de setembro, desde o primeiro dia de comemoração em 1882.

Labor Day também é uma excelente data para você fazer compras, pois o feriado marca o término da temporada de verão e férias. É uma época de liquidação de verão nas lojas e outlets. Alguns afirmam que é uma das maiores datas de venda do ano, ficando atrás apenas da Black Friday.

 

Conclusão

Como podemos observar durante a leitura deste artigo, o Labor Day é um feriado muito importante em que muitas empresas fecham, permitindo que as pessoas fiquem com suas famílias para aproveitar a data.

É uma oportunidade  para  ir à praia, fazer churrascos com a família ou até acampar. Muitas pessoas vão a piscinas públicas porque, em muitas regiões, é o último dia em que as piscinas estão abertas.

Muitos brasileiros viajam aos Estados Unidos para conhecer de perto como é o feriado por lá. Se você também está pensando em fazer essa viagem, temos certeza de que, após ler essas dicas, você saberá como aproveitar ainda mais o feriado.

E ai? Gostou de saber mais sobre o Labor Day? Então compartilhe este post com os seus amigos para que mais pessoas tenham acesso as essas informações.

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários. Até a próxima!