CCBEU | 27 de out Como mostramos várias vezes sobre o sonho dos brasileiros em se mudarem para os Estados Unidos, seja para buscar novas oportunidades, estudar, viver com mais segurança ou simplesmente ter um momento tranquilo de aposentadoria.

EB-5: PROGRAMA QUE CONCEDE VISTOS

Como mostramos várias vezes sobre o sonho dos brasileiros em se mudarem para os Estados Unidos, seja para buscar novas oportunidades, estudar, viver com mais segurança ou simplesmente ter um momento tranquilo de aposentadoria.

No entanto, se você for um investidor, existem coisas que precisa saber. O EB-5 é o visto concedido pelo governo americano para aqueles empresários que aplicam e investem.

Edward Beshara é o sócio diretor de um escritório nos Estados Unidos que é responsável em atender investidores que queiram aplicar para o EB-5. Ele explica que para participar do programa, o investidor precisa aplicar, no mínimo, US$500 mil em um centro regional que gere empregos para cidadãos norte-americanos e assim, solicitar o green card após dois anos.

“O processo para obter a residência permanente nos Estados Unidos por projetos do EB-5 Centro Regional não envolve uma gestão muito complicada do investidor brasileiro, e em um primeiro momento não gera a responsabilidade de contratar funcionários para a sua empresa nos EUA, nem a obrigação de gerar receitas para os negócios em desenvolvimento e nem mesmo exige a localização administrativa para a empresa americana”, explicou Beshara.

Beshara ainda explica que o EB-5 pode dar direito ao visto de residência permanente não só para o investidor, mas também ao cônjuge e filhos menores de idade. Considera um processo menos estressante e mais cômodo.

Para evitar problemas, Beshara aconselha que o investidor que deseja se mudar de vez para os Estados Unidos procure um advogado experiente e que seja especializado em imigração, atuando diretamente em projetos do EB-5.

“Ao se tornarem residentes permanentes dos Estados Unidos, os brasileiros passarão a ser tributados sobre o seu rendimento a nível mundial e por isso, contribuirá necessitando do apoio do advogado de imigração dos Estados Unidos. Dessa vez, especializado em tributação americana, além de contadores públicos certificados, com experiência para fazer aconselhá-los e garantirem o cumprimento das obrigações fiscais, focando em minimizar sua carga tributária”, acrescentou.