CURIOSIDADES | 16 de nov

Descubra por que o inglês é considerado uma língua internacional

A língua inglesa é considerada a língua internacional e também oficial para viagens, negócios e estudos. Ou seja, a língua ideal para se comunicar com praticamente o mundo inteiro.

E para percebemos a importância do idioma em nossa cultura, não precisamos nem mesmo sair do país, basta olharmos à nossa volta e notarmos a infinidade de palavras em inglês que encontramos no nosso dia a dia.

Mas você realmente sabe por que o inglês se tornou a língua internacional com tanta influência em nossas vidas?

Será sobre isso que iremos falar neste artigo.

Para facilitar a leitura desse artigo, ele foi dividido em alguns tópicos!

  • Por que o inglês se tornou um dos idiomas mais falados no mundo?
  • Por que é importante dominar o inglês?
  • Conclusão.

 

Por que o inglês se tornou um dos idiomas mais falados no mundo?

Primeiramente, devemos considerar a expansão do colonialismo britânico e o poder econômico que a Inglaterra obteve após a Revolução Industrial  como os principais motivos para isso ter acontecido.

Durante os séculos XIX e XX, houve colonização da Inglaterra em todos os continentes, ou seja, praticamente desde do final do século XV a maioria dos países manteve relações próximas com algum país em que a língua inglesa era oficial, e tudo isso devido a colonização, que foi um período muito importante para se formar alianças.

Outro fator importante, foi relacionado ao poder político-militar dos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial.

O poder que os EUA adquiriram, resultou em uma grande influência econômica e cultural e, consequentemente, a solidificação da língua inglesa nas negociações internacionais.

Hoje, praticamente todas as nações do mundo mantêm algum tipo de relação ou transação comercial com os Estados Unidos, que possui um PIB equivalente a mais de ¼ da produção econômica mundial.

Não podemos esquecer também que os EUA fizeram e continuam fazendo grandes investimentos no cinema, música e tecnologia, criando uma maior proximidade do mundo inteiro com a sua cultura.

 

 

Por que é importante dominar o inglês?

Como você pode perceber, a língua inglesa conseguiu impactar e levar sua influência por meio do idioma para uma grande parte do mundo.

E por isso, é muito importante que você domine o idioma, e agora iremos mostrar alguns números que irão certamente te confirmar isso. Confira!

  • Atualmente, aproximadamente mais de 450 milhões de pessoas falam o inglês como língua principal no mundo;
  • E mais de 750 milhões de pessoas falam inglês como língua estrangeira;
  • A língua inglesa é considerada hoje a 3ª língua mais falada no mundo depois do mandarim e do espanhol;
  • Hoje mais de 80% das páginas na internet estão escritas em inglês;
  • O inglês é a língua mais utilizada no mundo dos negócios e a mais exigida nas formações profissionais;
  • E 40% dos internautas se comunicam em inglês em seus computadores, tablets ou smartphones.

O inglês é hoje uma importante ferramenta acadêmica e profissional. E em toda comunidade internacional, ela é considerada a língua mais importante para ser aprendida.

No mercado de trabalho, muitas empresas preferem contratar profissionais que sejam fluentes em inglês para gestão de cargos mais importantes.

E é claro, os profissionais que são fluentes tendem a ter salários maiores, principalmente em áreas com predomínio de tecnologia, isso devido ao protagonismo dos Estados Unidos na disseminação de novas tecnologias.

E você mesmo pode fazer essa constatação, é só observar a quantidade de palavras em inglês que pronunciamos no decorrer do dia, sem nem mesmo perceber que são palavras estrangeiras, como por exemplo:  jeans, outdoor, notebook, internet, download entre outras.

Conclusão

Como podemos perceber durante a leitura deste artigo, dominar o inglês será o grande diferencial para que você possa conquistar as suas metas pessoais e profissionais.

Então, não perca tempo e invista no aprendizado desse idioma e tenha a certeza de um futuro promissor!

 

E aí? O que achou do artigo? Deixe a sua opinião. Aproveite curta e compartilhe para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações.

Dúvidas, críticas ou elogios, deixem nos comentários. Até a próxima!