CURIOSIDADES | 16 de set Comparando exercícios físicos com exercícios mentais, o bilinguismo é uma forma de ginástica para o cérebro, causando inúmeros benefícios, entre eles o treinamento diário de áreas específicas.

Cientistas apontam que aprendendo segunda língua você aumenta capacidades cerebrais

Comparando exercícios físicos com exercícios mentais, o bilinguismo é uma forma de ginástica para o cérebro, causando inúmeros benefícios, entre eles o treinamento diário de áreas específicas. Foram feitos vários estudos em laboratórios e cientistas da Northwestern University comprovaram que falar mais de uma língua pode aumentar consideravelmente a forma com que o sistema nervoso reage ao som.

Uma equipe de especialistas monitorou respostas do cérebro de 48 voluntários submetidos a sons diferentes, sendo esses voluntários, 23 bilingues. A revista Proceedings of the National Academy of Sciences publicou um estudo dizendo que existem evidências biológicas que comprovam os resultados da pesquisa com os voluntários.

Saiba como aconteceu e encare os resultados

Usando eletrodos no couro cabeludo, traçaram padrões das ondas cerebrais. Em condições silenciosas nos laboratórios, os cientistas dividiram os 48 voluntários em dois grupos: o grupo bilingue e o grupo não bilingue, e puderam ver que os dois grupos responderam da mesma maneira.

Continuando os estudos, os cientistas simularam um lugar com conversa barulhenta dentro dos laboratórios e puderam observar que o grupo bilingue teve muito mais facilidade de sintonizar informações importantes e não se distraírem com barulhos que não eram o foco.

As diferenças nas respostas de ambos os grupos foi visível no cérebro de cada participante. As reações do tronco cerebral daqueles que eram bilingues foram mais intensas, enquanto com o grupo não bilingue foram menos.

A professora, Nina Kraus, coordenadora da pesquisa, disse que a experiência do bilingue é aprimorada, com resultados sólidos em um sistema auditivo altamente desenvolvido. O mesmo, sendo focado e flexível.

A pesquisadora e co-autora do estudo, Viorica Marian, contou que as pessoas costumam fazer exercícios como palavras cruzadas para melhorar suas mentes, mas as vantagens que temos falando duas línguas são muito maiores e mais eficientes. “Parece que os benefícios do bilingüismo são particularmente poderosos e amplos, e incluem a atenção, seleção e codificação de som”, afirmou. Pesquisadores que estudaram esse caso anteriormente, disseram que ser bilingue ajuda a afastar a demência.