CCBEU | 24 de mar

Aula de robótica aberta à comunidade

A garotada ligada no futuro terá a oportunidade de entrar no mundo da robótica. O Centro Cultural Brasil Estados Unidos-CCBEU realiza, nos dias 31 de março e 7 de abril, o primeiro módulo do CCBEU Robotic Trends. O evento vai fazer com que estudantes de Goiânia montem seus próprios robôs. E, de quebra, aprendam a programá-los e colocá-los para funcionar.

A biblioteca MakerSpace, localizada dentro do próprio CCBEU, será o cenário da atração, que é destinada a toda a comunidade, não apenas aos estudantes da escola. “O nosso objetivo é abrir as portas do CCBEU para que mais e mais pessoas revelem seus talentos dentro do MakerSpace, que é um laboratório onde transformações ocorrem”, revela a coordenadora cultural e promotora do evento Keila Goulart.

“Há cerca de cinco anos percebi que a robótica era, na visão dos alunos, uma diversão. E as escolas, por sua vez, embarcaram na experiência comigo, pois também observaram que essa ciência é uma ferramenta lúdica que trata de temas estruturais”, diz o professor Greg Cristiano, organizador e orientador do curso.

Coloridos, divertidos e capazes de realizar multitarefas, os robôs serão confeccionados a partir de peças de Lego. Divididos em grupos, os participantes do evento receberão instruções do professor Greg para construírem suas pequenas máquinas.

O CCBEU Robotic Trends será divido em quatro módulos independentes. Neste primeiro, serão trabalhados, de forma lúdica, aspectos como conhecimento técnico e linguagem computacional. As turmas são divididas nos níveis incial e avançado. Quem participar do incial, nos dias 31/3 e 7/4, irá para o avançado no módulo seguinte do evento.

Desta forma, os trabalhos terão prosseguimento nos dias 28 de abril e 5 de maio (Módulo 2); 19 e 26 de maio (Módulo 3); 2 e 9 de junho (Módulo 4).

 

Robotics Challenge Day
Para fechar em grande estilo, no dia 23 de junho, haverá o Robotics Challenge Day, quando as criações cibernéticas das turmas envolvidas estarão frente a frente para um combate.

O evento contará com cinco escolas de Goiânia, em uma disputa com o objetivo de integração e divulgação da robótica educacional. Na ocasião, haverá a presença de pais, alunos e pessoas da comunidade. (Fotos: Gean Carvalho)

 

Serviço
CCBEU Robotic Trends
Aula de Robótica
Local: Centro Cultural Brasil Estados Unidos-CCBEU. Rua C-243, nº 236, Jardim América
Data: 31 de março e 7 de abril (primeiro módulo), das 14h30h às 18h
Preço: R$ 20 (por módulo)
Participação: a partir de 10 anos de idade
Classificação Indicativa: livre
Aberto a toda a comunidade

 

Programação
Módulo 2: 28 de abril e 5 de maio
Módulo 3: 19 e 26 de maio
Módulo 4: 2 e 9 de junho
Robotics Challenge Day: dia 23 de junho, das 14h às 18h